sábado, 26 de abril de 2008

que linda e longa caminhada

acordamos cedo (que dificil para um Sáurio dorminhoco), fomos dar papinha ao Afonsinho e a Clarinha (lindos 'miaus'), pequeno almoço e... seguimos viagem, eram umas 9h e qualquer coisinha.

1º Destino: Évora
pelo caminho, os campos verdes, amarelos e lilases (das alfazemas) que nos ofereciam cheirinho agradável, renovador.
Paramos para apreciar o Menir dos Almendres de grande dimensão com faixas onduladas. A paisagem é lindissima. Passamos por um corredor de arvores e plantas e encontramos um "sardão" (o Sáurio_mor diz que os sardões são maiores...era verde e da família do Lagarto...um sáurio portanto LOL) simpático bem como apreciamos o canto de um pássaro (que não conseguimos identificar - não se pode ser sabedor de tudo né?! hihi). Mais a frente (1 km ou 2) a paisagem arqueológica megalítica dos Almendres – maior conjunto de menires estruturados da península Ibérica e remota séc. V a.C.

Os Sáurios, entendedores historiadores (....), acham que o recinto megalítico era onde se juntavam os sábios (como nós ...) daquela época para verem / estudarem a constelação! Mais pormenores dirijam-se ao guichet 5 senha branca (clicar aqui) :) ...deixo uma nota tirada da net: «De facto, os monólitos apresentam-se esculpidos em diferentes tipos, evidenciando origens distintas, bem como oferecem formas e dimensões muito diversas, desde pequenos blocos rudemente afeiçoados, sub-paralelepipédicos, subcilíndricos ou ovóides, a outros de maiores dimensões, atingindo cerca de três metros de altura, de forma cilíndrica e de aspecto fálico ou estelar.» Depois de tiradas imensas fotos panorâmicas e parvalhónicas (foi para rimar), seguimos para Évora.
Assim que chegamos (deixamos o ‘Ri’ ao pé da Arena d’Évora) fomos comer um gelado no Jardim Público, que é contornado pela muralha da cidade, e depois entramos pela Porta do Raimundo. Andamos calmamente pelas ruas da cidade histórica no coração do Alentejo, o Património Cultural da Humanidade desde 1986.
É indescritivelmente linda pela história que se vê/lê nas muralhas, nas fachadas, nas ruas, etc, e é pequena, percorremos a cidade toda, passando por monumentos lindos, praças, etc. Praça de Sertório e Largo da Porta Nova, Edifício da Câmara Municipal de Évora, Largo Conde Vila Flor, Ruínas do templo romano (de Diana) (séc. I), Museu de Évora, Biblioteca Pública, Igreja e Convento de Lóios (séc. XV-XVII), Catedral (edifício monumental românico-gótico séc. XIII-XIV), Praça de Giraldo, Igreja de S. Antão (séc. XVI), Largo da Porta de Moura, Janela manuelina-mudéjar da casa de Garcia de Resende (séc. XV-XVI), Igreja da Graça (séc. XVI), Largo de S.Francisco Igreja Real de S.Francisco (séc. XV-XVI), Capela dos Ossos (séc. XVII), Palácio de D.Manuel (séc. XVI), Antigo Museu de Artesanato, e ...etc...

Almoçamos algures pelo Largo de S.Francisco.
Fomos ter com o ‘Ri’ e seguimos viagem.

2º Destino: Monsaraz

Ao aproximarmo-nos deparamos com uma vila em cima de um monte (provavelmente um povoado pré-histórico fortificado) em forma de v virado de pernas para o ar.
Só visto!!!
Entramos pela Porta da Vila, ruas estreitas e inclinadas tendo uma visão lindíssima de um lado (quem entra à direita) pelos montes e vasta natureza verde, e por outro lado (quem entra à esquerda) pela albufeira de Alqueva. Fomos a Torre Porta da Vila, Porta de Alcova, passamos pelo Largo Porta do Castelo. Foi no Castelo – na Arena que fiz uma figura parvónica por causa das alturas :D. Mas valeu a pena porque a vista é lindissima. Não tenho palavras para descrever. Estive sempre protegida pelo meu amor, claro :). Havemos de voltar lá e passar pelo menos uma noite para vermos toda aquela riqueza à noite.
Para mais informações, dirijam-se ao..... já sabem, (clica aqui)

3º Destino: Estremoz

É uma vila medieval conhecida pela cidade do mármore. Lindíssima, com o Castelo lá no alto a vislumbrar toda a cidade.
Subimos até ao Castelo, até a Torre de Menagem, com cerca de 27 metros de altura, quadrangular e coroada por merlões em forma piramidal. Actualmente existe a pousada da Rainha Santa Isabel (no Largo D. Dinis). As muralhas medievais, mandadas construir pelo Rei D. Afonso III. Jantamos por lá... sem comentários :D Só ai é que demos conta que afinal tinhamos apanhado sol nas moleirinhas heheheh, o meu lindo sáurio de careca vermelha e eu de braço direito a camionista, Para a próxima já sabem meninos : chapeuzinhos e protector, mesmo que o dia pareça não ser solarengo.
Para mais informações sobre a vila, dirijam-se..... clica aqui :).