quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Gato Preto Gato Branco

fomos a Inatel ver o filme de Emir Kusturica:
«Num cenário próximo das margens do Danúbio, Matko Destanov envolve-se em todas as negociatas que pode, invejando a riqueza do amigo Dadan. Com a ajuda de algumas mentiras, Matko consegue um empréstimo do "padrinho" local, Grga Pitic, um companheiro de outros tempos, e de outros crimes, do seu pai, Zarije. Os "avôs" já não se encontram muito bem de saúde, mas mantém o discernimento e o bom humor. Matko convence Dadan a ajudá-lo num roubo, mas as coisas vão correr mal, o que coloca o primeiro numa situação de dívida para com o segundo. Dadan aproveita o crédito para negociar o casamento da sua irmã, Afrodita com o filho de Matko, Zare. Zare, claro, não está nada interessado, não só porque não gosta da noiva imposta - conhecida por "anã" e "joaninha" -, mas porque está apaixonado por Ida, que trabalha num bar das redondezas.

Imagens verdadeiramente surreais, como músicos pendurados em árvores, cadáveres escondidos e conservados em blocos de gelo, animais a digerir calmamente símbolos da civilização humana ou troncos de árvore a atravessar a estrada; comportamentos obsessivos, como a ingestão de sumo de laranja, querer casar uma irmã à força para satisfazer os desejos de um progenitor falecido ou ver continuamente o final de «Casablanca», em casa, em viagem ou num hospital: são alguns dos ingredientes com que Kusturica cozinhou o seu «Gato», sem as preocupações "sérias" patentes no filme anterior, antes caminhando na direcção de uma comédia pura e directa. Adiciona-se ainda um tom de conto tradicional, com um caminhar para a "moral" de uma parábola saída de tais páginas, elementos patentes, por exemplo, nos personagens da "anã" e do "gigante".»


IMPERDIVEL :D
e provei Alfajor um doce Argentino, uma delicia - OBRIGADA Tia-mais-linda. Foi uma excelente, magnifica e fabulástica noite.

1 comentário:

Anónimo disse...

MARADONA! =D LOL
Uma grande noite, sem dúvida!